Autor Tópico: Autoração Avançada Qdvdauthor; Animação, Efeitos..  (Lida 7030 vezes)

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Autoração Avançada Qdvdauthor; Animação, Efeitos..
« Online: 26 de Abril de 2013, 02:48 »
1° Parte; Introdução

Olá pessoal, estou de volta agora com o segundo capitulo do tutorial Tratamento de Áudio/Vídeo, Dual Áudio e Autoração > http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77523.0.html, porém  focado mais na autoração avançada.
Com uma certa experiência em programas como ConvertXtoDVD e Dvd-lab PRO 2 (este ultimo, avançado)...todos para Windows, percebi uma imensa lacuna no mundo GNU/Linux em relação à autoração. Depois de experimentar os programas, não encontrei nenhuma forma de edição intermediária na época, fora o Dvdauthor, Tovid e Qdvdauthor (hoje as coisas mudaram). Já na edição avançada, não havia encontrado nada de forma mais facil e produtiva. Foi aí que apostei no Qdvdauthor, a interface para o Dvdauthor. Na época, consegui algo intermediário com ele, no qual resultou no tuto (1° capitulo) citado acima.
Mesmo não encontrando nada ou quase nada ou documentação clara, em português principalmente, segui minha intuição e apostei no programa e cismei que iria conseguir fazer o que se costuma nos programa$ avançados para Windows e Mac ....então, caí pra dentro!!!!!!  
Cheguei a achar por um periodo que o Qdvdauthor não se equiparava aos ConvertXToDVD, Lab Pro 2, Architect, Adobe Encore CS5, entre outros, mas agora vejo que não é por aí, e pode não dever nada mesmo aos programas proprietarios. Com mais usuarios e contribuições, esse programa ganhará mais ferramentas que façam encurtar mais o caminho para autoração avançada, porque funções ele já tem e ganha a cada nova versão.
Antes de mais nada, umas recomendações:

1° Se no resultado tem algo errado como falhas no menu, é porque o mesmo projeto já  foi editado varias vezes como forma de treinamento. O que fazer ? No diretorio     /tmp, exclua a pasta de seu projeto (Shift + Del).  
Vá em seu Gerenciador de Tarefas e mate todos os processos envolvendo 'qdvdauthor'.

2° Tenha paciencia ao manipular objetos de video do menu, e espere uns 3 segundos aproximadamente pra abrir e assim editar, para o programa não fechar. Nao sei se é um bug, creio que seja do tempo do próprio programa.

3° Como já foi dito no outro tuto, evite autorar os videos que estejam na pasta que contenha ascentos..(Vídeos), se estiver, retire e ponha em outra pasta. Tambem, antes de começar um novo projeto, vá em Setup > Drag'n Drop. Em On Drop escolha se as miniaturas serão de video ou imagem. Se for de video (Create Movie Button), a opção Movie Button fica disponível, então altere somente em  Duration: (onde escolhe o tempo de duração da miniatura de video)..se for 8 segundos, é 00:08:00...e do resto deixe marcado.

4° Um erro na nova versão do Dvdauthor....Certifique se existe um arquivo em /home/usuario/.config chamado video_format . Se não existir, crie, e dentro apenas escreva NTSC  e salve. Assim não haverá erro no final da criação de seu DVD.

5° Dê uma olhada no primeiro tutorial (não precisa focar na parte de duplo audio ou legenda).

6° Escolha um video pequeno (pode ser um clipe de música), assim ganhará 90% do seu tempo e testar muitas autorações. Desta forma, seu Dvd é criado muito mais rápido, alem do mais, o foco aqui é o menu avançado e sua renderização! Aconselho a separar o audio e video e multiplexar (juntar) de novo usando o Mplex, como escrito no primeiro tuto. O Lab-Pro 2 tambem precisa fazer isso mas só multiplexa no final.
« Última modificação: 28 de Abril de 2013, 22:34 por ElMago »

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Autoração Avançada Qdvdauthor; Animação, Efeitos..
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2013, 02:54 »
2° parte; Animar Textos, Imagens, Miniaturas de Videos e Fundos.

Antes de mais nada, nunca se esqueça de colocar em cada menu e submenu a duração no mesmo valor como colocado no Setup > Drag'nDrop....

Teremos dois objetos aqui; O Objeto 1 [de imagem/video/texto (sem botão), que é feita para animação], e outro, o Objeto 2 [de botão, transparente ou não].
Primeiro vamos animar os textos. Apos criar um texto, como exemplo 'Filme', não Clique em Define as Button, porque se definir como botão, a animação não é renderizada pelo programa.  Com o direito do mouse > Edit > Animation Script. É nele onde será criada a parte mais complexa do tutorial e animar de varias formas o objeto, incluindo a fusão entre elas (na 3° Pt) . Após aplicar a animação, dê OK.
Adicione uma imagem qualquer.
Essa imagem será o botão transparente  e terá o highlight.

Agora algo muito importante e que exige treinamento, marcação 'até onde sei' exige mais atenção para medida. A medida será feita em cima do objeto 1 . É indispensavel para o ponto de destaque do botão (highlight) não ficar fora do objeto 1 apos a animação. Na verdade é só para o efeito que envolve a posição, chamada pos x e y. O highighted é o quadro usado quando usamos o mouse ou controle remoto do dvd para saber-mos qual botão estamos para ser selecionado.
Se a posição for de baixo pra cima ou de cima para baixo ( pos y), mediremos verticalmente com o mouse na tela do menu, a partir de sua extremidade, e não a partir da 'Visible Region', a linha vermelha de limite da TV. Neste caso usaremos a medida conforme o efeito usado aqui, onde é de cima para baixo em longa escala, se baseando no valor final = 400. Nos 400, marque com muita atenção, já que não temos aqui ponto de marcação. A marcação deve ser feita no ponto do meio do objeto 1. Feita a medida e colocado o objeto 1 nela, coloque  o objeto 2 por cima do objeto 1. Como o objeto 2 tem que ser o botão, então defina-o como botão como desejar (capitulos, extras...). Só por ultimo é que vai deixa-lo transparente para a autoração ficar mais pratica.
Como essa animação é de cima pra baixo, o ponto do meio é da linha vertical do botão. Se fosse a animação da esquerda p/direita ou vice-versa, seria no ponto do meio horizontal do  botão.


Não importa se  a posição é da direita p esquerda ou  vice-versa, de cima p baixo ou vice-versa, a medida só pode ser feita da esquerda p/ direita e de cima baixo, o que não deixa de ser prático.
Vendo as fotos aqui :
Veja que o mouse está em cima do ponto do meio vertical do objeto 1 (já na medida certa) ao selecionar a imagem > http://imageshack.us/photo/my-images/197/dvdauthorunnamedunnamed.png/
De onde é puxada a medida vertical  > http://imageshack.us/photo/my-images/21/dvdauthorunnamedunnamed.png/
Aqui é a medida > http://imageshack.us/photo/my-images/266/dvdauthorunnamedunnamed.png/
Aqui um desenho para o melhor entendimento > http://imageshack.us/photo/my-images/442/dvdauthorunnamedunnamed.png/
O objeto no local de antes da medida  >  http://imageshack.us/photo/my-images/838/dvdauthorunnamedunnamed.png/


Clique em salvar.


Se quiser transparente, clique com o direito do mouse em Image Properties > Color > Preto >OK, e antes de clicar em Add, vá na caixa Delta e altere de 0,1 para 1 e clique em Add > Ok. Ou tambem editar antes de definir como botão na tela grafica (com o direito do mouse > Edit e jogar a chave toda para baixo deixando o valor Transparency em 1).
Pronto, o mesmo será feito nos thumbs de video no submenu capítulos, mas tenha paciencia e espere sempre um pouco antes de clicar em Animation Script.

Vamos aprender uns truques para os mini-videos do  submenu. Assim fica menos cansativo e mais rápida a autoração.
O mesmo procedimento é feito nos objetos em texto, mas temos que ter o cuidado para nao deixar-mos os thumbs muito proximos aos outros. Costumo deixar uns 10 thumbs por menu. Desative os botoes de todos os thumbs com  direito do mouse em cada um em Unbutton para dar animação posteriormente.
Depois, medir e colocar na medida conforme o ultimo valor do script e criar o objeto 2 e coloca-lo por cima do thumb. Depois é só definir como botão (faça escolhendo os capitulos corretamente) e por ultimo deixar transparente.

Pra ficar ainda mais rapido escolha um cantinho do menu para colar as copias das images (objeto 2), assim vai colocando-os rapidinho por cima dos objetos 1. Ao adicionar a primeira imagem do objeto 2, clique com o direito do mouse e em Copy . Após jogar por cima do objeto 1, clique com o diteito no menu e em Paste que a imagem será colada no mesmo lugar da primeira imagem do objeto 2 e assim por diante.
Se quer animar uma imagem de fundo, escolha o background  preto, e depois de fizer tudo, clique com o direito do rato em Add Image e estique a tela conformea dimensao, alem da visible regiao e Ok.
Va redimensionando o quadro até ficar numa medida bem proxima do menu, clique em Properties > Script Animation > Ok  > Ok, e clique novamente com o direito  em To Back.
Depois é só clicar em Create DVD > OK  . Se aparecer uma caixinha preta relacionando aos segundos do menu....clique em No para dar sequencia na criação do dvd e OK. Na proxima caixa é só nao clicar em nenhuma opção (ok, export, cancel, etc...) e esperar acabar de gerar.


Mas o maior motivo da demora de vários meses para concluir este trabalho, foi o highlight. Como sabemos ele só existe se for no objeto com botão. Como nao conseguimos animar botões, o  highlight também nao altera, ao contrario dos objetos 1 que podem ser alterados atraves de script. Não tinha saída, e foram varias tentativas de atrasar o highlighted, sem sucesso. Mas, recentemente achei um forum em que dava a dica do Spumux. Ele está na /tmp/Seu_Projeto. No diretorio Seu_Projeto temos as pastas Vmgm Menu e as de Submenu. Nelas se encontram os arquivos Xml. Se nao tiverem, é só ir pelo Qdvdauthor e clicar  em XML out, clicando em todos aí aparecem no diretório Seu_Projeto. Só se altera indo nele com seu editor favorito, mas ao clicar no Qdvdauthor, volta a configuração padrao de novo ou quando em qualquer coisa ao mexer no progrma  ou quando manda crir o dvd e depois ok, que a configuração padrao volta, mas como nao desisti rsrs, tentei fazer a configuração depois que já havia dado OK, ou seja, no momento da renderização. Deu certo.
A configuração é alterar os segundos do highlighted no menu para nao estragar a animação, e ficar de acordo com o tempo, nao ficando por cima do efeito.
Abra o Arquivo.xml em todas as pastas Vmgm e Submenus e altere a seguinte linha do Spumux conforme o gosto ; start="00:00:00.0"  (horas:minutos:segundos etc..). Eu altero para "00:00:02.0"  segundos, ficando: start="00:00:02.0" . Salve, saia e espere terminar a criação do dvd no Qdvdauthor. Teste com o VLC clicando no arquivo VIDEO_TS.IFO.

« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 03:33 por ElMago »

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Autoração Avançada Qdvdauthor; Animação, Efeitos..
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 03:22 »
3° Parte, Entendendo as Animações.

As animações são em formas de scripts básicos.

Vá com o direito do mouse e clique em Edit e em seguida  na caixa Animation Script. Temos várias animações como Rotate, VisibleFromTo (que está presente em todos outros efeitos), Scale, Pos, etc..

Somente o efeito VisibleFromTo fica assim:


echo "1::visibleFromTo.startFrame=30"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
iStartFrame=30
iEndFrame=30
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604






Esse efeito vai fazer o objeto 1começar no frame 30 . Isso faz com que o  objeto se atrase na entrada do menu. 239 é o maximo de frames permitido...podendo limitar o tempo final no menu...o resto é a dimensao dos quadros.

A mesma, mas começando logo depois (similar aquele efeito criado nos outros programas pagos).

echo "1::visibleFromTo.startFrame=40"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
iStartFrame=40
iEndFrame=40
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604


Efeito Rotacionar :

echo "1::visibleFromTo.startFrame=30"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
echo "30::rotate=10"
echo "31::rotate=20"
echo "32::rotate=30"
echo "33::rotate=40"
echo "34::rotate=50"
echo "35::rotate=60"
echo "36::rotate=70"
echo "37::rotate=80"
echo "38::rotate=90"
echo "39::rotate=100"
echo "40::rotate=110"
echo "41::rotate=120"
echo "42::rotate=130"
echo "43::rotate=140"
echo "44::rotate=150"
echo "45::rotate=160"
echo "46::rotate=170"
echo "47::rotate=180"
echo "48::rotate=190"
echo "49::rotate=200"
echo "50::rotate=210"
echo "51::rotate=220"
echo "52::rotate=230"
echo "53::rotate=240"
echo "54::rotate=250"
echo "55::rotate=260"
echo "56::rotate=270"
echo "57::rotate=280"
echo "58::rotate=290"
echo "59::rotate=300"
echo "60::rotate=310"
echo "61::rotate=320"
echo "62::rotate=330"
echo "63::rotate=340"
echo "64::rotate=350"
echo "65::rotate=360"
iStartFrame=30
iEndFrame=65
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604

Explicando: No Frame 30 rotaciona em 10 ° , … até no frame 65 e rotacionar nos 360 °.

Nesta, Baixo p Cima em longa escala, mostra que a medida foi feita de cima para baixo, mas no script está feito em ordem decrescente. Apesar que pelo menu nao ha mais espaço para medir num valor maior, pode ser feito pelo script que aumenta mais. A posição y é vertical, portanto a posição x vai ficar de a cordo com a posição que se coloca no menu.


echo "1::visibleFromTo.startFrame=30"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
echo "30::pos.y=700"
echo "31::pos.y=650"
echo "32::pos.y=600"
echo "33::pos.y=550"
echo "34::pos.y=500"
echo "35::pos.y=450"
echo "36::pos.y=400"
echo "37::pos.y=350"
echo "38::pos.y=300"
echo "39::pos.y=250"
echo "40::pos.y=200"
echo "41::pos.y=150"
echo "42::pos.y=100"
iStartFrame=30
iEndFrame=42
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604


De Cima para Baixo pequena aqui :


echo "1::visibleFromTo.startFrame=30"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
echo "30::pos.y=-180"
echo "31::pos.y=-140"
echo "32::pos.y=-100"
echo "33::pos.y=-60"
echo "34::pos.y=0"
echo "35::pos.y=100"
echo "36::pos.y=150"
echo "37::pos.y=200"
echo "38::pos.y=250"
echo "39::pos.y=300"
echo "40::pos.y=330"
echo "41::pos.y=360"
echo "42::pos.y=400"
iStartFrame=30
iEndFrame=42
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604


Esquerda para Direita  pequena >

echo "1::visibleFromTo.startFrame=30"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
echo "30::pos.x=0"
echo "31::pos.x=10"
echo "32::pos.x=15"
echo "33::pos.x=20"
echo "35::pos.x=25"
echo "35::pos.x=30"
echo "36::pos.x=35"
echo "37::pos.x=40"
echo "38::pos.x=45"
echo "39::pos.x=55"
echo "40::pos.x=65"
echo "41::pos.x=75"
echo "42::pos.x=80"
iStartFrame=30
iEndFrame=42
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604



Escala + Rotacionar

echo "1::visibleFromTo.startFrame=0"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
echo "0::scale.x=0"
echo "0::scale.y=0"
echo "1::scale.x=0.00"
echo "1::scale.y=0.00"
echo "2::scale.x=0.01"
echo "2::scale.y=0.01"
echo "3::scale.x=0.02"
echo "3::scale.y=0.02"
echo "4::scale.x=0.03"
echo "4::scale.y=0.03"
echo "5::scale.x=0.04"
echo "5::scale.y=0.04"
echo "6::scale.x=0.05"
echo "6::scale.y=0.05"
echo "7::scale.x=0.06"
echo "7::scale.y=0.07"
echo "8::scale.x=0.08"
echo "8::scale.y=0.08"
echo "9::scale.x=0.09"
echo "9::scale.y=0.09"
echo "10::scale.x=0.10"
echo "10::scale.y=0.10"
echo "11::scale.x=0.11"
echo "11::scale.y=0.11"
echo "12::scale.x=0.12"
echo "12::scale.y=0.12"
echo "13::scale.x=0.13"
echo "13::scale.y=0.13"
echo "14::scale.x=0.14"
echo "14::scale.y=0.14"
echo "15::scale.x=0.15"
echo "15::scale.y=0.15"
echo "16::scale.x=0.16"
echo "16::scale.y=0.16"
echo "17::scale.x=0.17"
echo "17::scale.y=0.17"
echo "18::scale.x=0.18"
echo "18::scale.y=0.18"
echo "19::scale.x=0.19"
echo "19::scale.y=0.19"
echo "20::scale.x=0.20"
echo "20::scale.y=0.20"
echo "21::scale.x=0.21"
echo "21::scale.y=0.21"
echo "22::scale.x=0.22"
echo "22::scale.y=0.22"
echo "23::scale.x=0.23"
echo "23::scale.y=0.23"
echo "24::scale.x=0.24"
echo "24::scale.y=0.24"
echo "25::scale.x=0.25"
echo "25::scale.y=0.25"
echo "26::scale.x=0.26"
echo "26::scale.y=0.26"
echo "27::scale.x=0.27"
echo "27::scale.y=0.27"
echo "28::scale.x=0.28"
echo "28::scale.y=0.28"
echo "29::scale.x=0.29"
echo "29::scale.y=0.29"
echo "30::scale.x=0.30"
echo "30::scale.y=0.30"
echo "31::scale.x=0.31"
echo "31::scale.y=0.31"
echo "32::scale.x=0.32"
echo "32::scale.y=0.32"
echo "33::scale.x=0.33"
echo "33::scale.y=0.33"
echo "34::scale.x=0.34"
echo "34::scale.y=0.34"
echo "35::scale.x=0.35"
echo "35::scale.y=0.35"
echo "36::scale.x=0.36"
echo "36::scale.y=0.36"
echo "37::scale.x=0.40"
echo "37::scale.y=0.40"
echo "38::scale.x=0.50"
echo "38::scale.y=0.50"
echo "39::scale.x=0.60"
echo "39::scale.y=0.60"
echo "40::scale.x=0.70"
echo "40::scale.y=0.70"
echo "41::scale.x=0.80"
echo "41::scale.y=0.80"
echo "42::scale.y=0.99"
echo "42::scale.y=0.99"
echo "30::rotate=10"
echo "31::rotate=40"
echo "32::rotate=80"
echo "33::rotate=110"
echo "34::rotate=140"
echo "35::rotate=180"
echo "36::rotate=220"
echo "37::rotate=260"
echo "38::rotate=290"
echo "39::rotate=300"
echo "40::rotate=320"
echo "41::rotate=340"
echo "42::rotate=360"
iStartFrame=0
iEndFrame=42
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604


Essa é importante porque é mais padrao...porque é para o fundo ou background >


echo "1::visibleFromTo.startFrame=30"
echo "1::visibleFromTo.stopFrame=239"
echo "30::pos.y=-180"
echo "31::pos.y=-140"
echo "32::pos.y=-100"
echo "33::pos.y=-60"
echo "34::pos.y=0"
echo "35::pos.y=100"
echo "36::pos.y=120"
echo "37::pos.y=140"
echo "38::pos.y=160"
echo "39::pos.y=180"
echo "40::pos.y=200"
echo "41::pos.y=220"
echo "42::pos.y=250"
iStartFrame=30
iEndFrame=42
iStartHeight=230
iTotalHeight=480
iCenterX=360
iEndX=604


É bom colar o script com a primeira linha em branco, e  de  Ok, Ok e pronto. Depois é só seguir os passos da 2 ° parte.
Observação: esses scripts são apenas modelos, e se buscar compreender, será muito mais prático e rápida a autoração avançada, ou seja, escolhe a posição dos thumbs no menu pra depois medir. Coloca o script conforme a medida feita, pronto.

Pode criar os Templates que gostar, assim da proxima vez nao precisa fazer tudo de novo, apenas alterando as imagens do menu.
Portanto, clique na janela do menu que desejar e vá na guia DVDMenu e clique em Store as Template …
Na guia Supply Info; Em Author: coloque seu nome
Em Version: coloque  versão de seu Qdvdauthor .. (a minha é esquisita 2.003 rsrs devido à repositorio nao oficial, ja que a familia Ubuntu nao vem mais com repositorio deste programa, justo este)
Em Header: Pode escrever o t ipo de animação ou efeito
Em Template Name: Escolha o nome dele ao gosto
Em Type deixe em Animated
Agora clique em Define Dropzones
Na guia Define Drop Zones voce vai escolher a sequencia dos botoes (1,2,3,4...) conforme feito no menu.
E clique em Create Template
Na guia Install deixe marcado em Install Locally e clique em Install
Pronto !


Referencias >

http://osdir.com/ml/multimedia.dvdauthor.user/2004-07/msg00029.html

http://osdir.com/ml/multimedia.dvdauthor.user/2004-07/msg00030.html

http://qdvdauthor.sourceforge.net/guide/anim_template/e_main.html

Aqui uns vídeos de exemplo >

http://www.youtube.com/watch?v=1tsuUeMPvhc&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=4IEgpqee7ys&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=qUktjhV67eQ&feature=youtu.be

Todos os modelos de animação/efeito para download >

http://www.mediafire.com/?jqz26x2wwnz1rv6
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 03:02 por ElMago »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Autoração Avançada Qdvdauthor; Animação, Efeitos..
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2013, 07:09 »
Muito bom essa sua explicação, gostei.  ;)

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos. :P
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 07:11 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Autoração Avançada Qdvdauthor; Animação, Efeitos..
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2013, 01:57 »
Opa,  EdvaldoSCruz, valeu.
Este tutorial está em desenvolvimento ainda, pois temos mais possibilidades entre outros recursos.
Por exemplo; agora só falta algum script que faça com que o efeito/animação rode uma só vez, mesmo o menu com o loop ativado.
Falow!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Autoração Avançada Qdvdauthor; Animação, Efeitos..
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2013, 10:35 »
Muito bom!
Só agora vi esse tutorial, não de propósito, pois estou para fazer uma nova autoração e busquei o tutorial anterior para relembrar os comandos do mplex.

Estava mesmo querendo saber como fazia para que os botões aparecessem atrasados.
Eu também ia mesmo pedir para colocar uns vídeos de exemplo no Youtube, visto que é meio difícil de entender o tuto sem prints acompanhando as explicações. Ficaram show! Até me inscrevi no canal, rsrs.


PS: não consegui animar os menus.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 14:46 por vampire_thunder »